top of page
  • Mariana Schuchovski

Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas

Atualizado: 7 de abr. de 2021

As mudanças climáticas provavelmente são um dos maiores desafios globais da atualidade.


O planeta tem passado por enormes variações no clima ao longo de toda a sua história geológica. No entanto, há evidências científicas de que as mudanças mais recentes estão relacionadas ao aumento na temperatura da Terra – o aquecimento global. Este aquecimento é decorrente das diversas atividades antrópicas que causam emissão de gases de efeito estufa (GEE), como o consumo de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural), ocorrência de queimadas e desmatamentos, decomposição de lixo, entre outras.


Segundo o INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Brasil, 58% das emissões de gases de efeito estufa são provenientes de queimadas e desmatamento. Por isso, é muito importante encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas), com vistas à sua conservação e restauração, bem como o uso sustentável de seus recursos madeireiros e não madeireiros.


Pelas projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), nos próximos 100 anos poderá haver um aumento da temperatura média global entre 1,8°C e 4,0°C, e um aumento do nível médio do mar entre 0,18 e 0,59 metros, o que impactará significativamente as atividades humanas e os ecossistemas.


E, mesmo que as emissões antrópicas de GEE sejam interrompidas por completo, hipoteticamente, os aspectos e impactos ambientais associados às mudanças do clima continuarão a agir por séculos.


As mudanças climáticas podem provocar alterações nos ciclos biogeoquímicos – ciclo da água, do carbono e do nitrogênio –, além de intensificar processos naturais que impactam a vida humana e as demais formas de vida no planeta, trazendo consequências como a intensificação dos eventos climáticos, elevação dos níveis dos mares e oceanos, desequilíbrio da biodiversidade, prejuízos na produção de alimentos, impactos na saúde e bem-estar humano.


O dia de hoje, 16 de março, é um chamado à reflexão e à conscientização sobre a necessidade de ações efetivas e urgentes de mitigação e adaptação às mudanças do clima.


Mariana Schuchovski é Fundadora da Verde Floresta, Consultoria em Sustentabilidade e Negócios de Impacto, PhD pela UFPR e NCState e Professora Convidada na FGV, ISAE, UFPR e SENAI em cursos de pós-graduação.


bottom of page